No ACF gallery field data found
logo mundstock arquitetura

A GERAÇÃO Z E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO E SEUS ESPAÇOS

A partir das tecnologias, tudo se torna cada vez mais simples e imediato, e esta nova realidade influencia no comportamento do novo cidadão. São eles os novos consumidores e, também, são eles os novos colaboradores do ambiente corporativo. Como eles esperam que seus espaços de trabalho se comportem? O que é preciso valorizar? Como atender suas expectativas?

Se você pretende ter uma equipe satisfeita para ter colaboradores engajados e produtivos, será importante entender que o espaço de trabalho precisa refletir conceitos que provoquem esta identificação. Abaixo vamos trazer alguns aspectos que podem ser os elementos chave para que sua sede lhe ajude a reter e desenvolver talentos, e com propostas cada vez mais conectadas aos anseios do novo contexto social.

As novas gerações valorizam a flexibilidade. Isso quer dizer, talvez, horários de trabalho flexíveis e opções de trabalho remoto ou híbrido. Esta realidade necessariamente significará  layouts mais modulares, pois os nichos serão compartilhados.

Os espaços precisam ser colaborativos. Pois os jovens tendem a valorizar a interação e a criatividade. Isso resulta em áreas de trabalho acolhedoras e horizontais, como lounges, salas de reuniões abertas e espaços que incentivem a troca de ideias.

Soluções inteligentes a partir da tecnologia. Nascidos em um mundo digital, os membros das novas gerações esperam que a tecnologia seja parte integral de seu ambiente de trabalho. Tudo precisa ser plug and play. Isso inclui a necessidade de infraestrutura de TI robusta, acesso a ferramentas digitais e plataformas que facilitem a comunicação e colaboração.

Mas nem tudo é fibra ótica. As novas gerações também são mais conscientes das questões ambientais e sociais. Portanto, há uma crescente demanda por práticas sustentáveis nos escritórios, como o uso de materiais ecológicos, eficiência energética e iniciativas que promovam a responsabilidade social corporativa.

O trabalho não pode mais significar uma ameaça à saúde mental. As novas gerações têm uma forte consciência da saúde e bem-estar. Isso leva à criação de espaços que priorizam a harmonia e o equilíbrio, incluindo áreas de relaxamento, flora e fauna no ambiente e opções para atividades físicas.

Diversidade e Inclusão também são aspectos muito importantes. Isso se reflete em ambientes de trabalho que respeitam e celebram as diferenças, promovendo uma cultura organizacional que é acolhedora e representativa.

A individualidade é um valor importante para eles. Por isso, essa geração tende a preferir espaços que permitam a personalização e suas expressões pessoais. Isso pode incluir áreas de trabalho que podem ser ajustadas de acordo com as preferências individuais dos colaboradores. Prepare pequenas surpresas que possam ser personalizadas.

Para os novos colaboradores, trabalhar também é vivenciar e experimentar. Isso se traduz em uma demanda por ambientes que não apenas suportem a produtividade, mas que também proporcionem situações enriquecedoras, como eventos, workshops e atividades de team-building.

Mundstock Arquitetura crosstext-align-justify